A dieta nº 7 de George Ohsawa

Depois do desafio lançado pela Marta Varatojo (mulher de um dos “pais” da Macrobiótica), decidi experimentar…e aconselho a todos aqueles que sentem o organismo cheio de toxinas, cansados e sem energia.

Deixo aqui um texto que ela escreveu com algumas dicas:

“Para quem tem já uma alimentação macrobiótica padrão pode fazer os 10 dias só a ArrozIntegral, variando com Creme de Arroz (ao pequeno-almoço ou à refeição). Não há grande ciência nesta dieta, é mesmo só cozer muito Arroz Integral e começar. Pode também incluir-se na dieta Sopa Miso, um alimento óptimo para limpar toxinas do organismo, Chá de 3 anos, Gomásio e Sementes de Sésamo, Girassol e/ou Pevides de Abóbora. Se se tiver alguma (pequena) variedade torna-se mais fácil de aguentar.

Para quem tem uma alimentação convencional portuguesa começar a comer só arroz integral pode ser um pouco agressivo para o organismo, é mais aconselhável fazer a Dieta Nº6, Arroz Integral e Vegetais Escaldados (couves, brócolos, etc., de forma a ficarem crocantes, escaldar durante 4 min. nada de temperos, tipo azeite e etc.), esta abordagem é menos severa, e eficaz também.

Para quem é muito magro e tem muita dificuldade em engordar, não é recomendável, pois perde-se algum peso nesta dieta (eu normalmente perco cerca de 2 a 3 kg, depende de pessoa para pessoa). De qualquer das formas pode na mesma fazer os 10 dias a comer só Arroz Integral, Sopa Miso, vegetais escaldados e leguminosas (lentilhas, feijão azuki, etc.). E claro que se, mesmo assim, vir que começa a emagrecer é melhor interromper e adicionar outros alimentos, o que não invalida de continuar a comer arroz integral a todas as refeições.

Aí pelo 4º, 5º dia há a tendência a ficarmos mais irritadiços, pois o organismo ressente a falta de açucares simples (mas depois começa a ter as suas reservas de açucares complexos, de que o arroz integral é rico, e torna-se muito mais fácil), mas se virem que a quebra de energia é muito grande façam um Caldo de Vegetais Doces. Se estiver a ser mesmo muito difícil, passem para a Dieta nº6 e incluam alguns vegetais verdes levemente escaldados (couves, brócolos, evitar totalmente batatas e tomates), se ainda assim só vos apetecer comer bolachas e pão com manteiga e chocolates, contenham-se e adicionem leguminosas. Evitar frutas por agora.

Para relembrar:

A Dieta Nº7 tem a duração de 10 dias, pelo facto do nosso plasma sanguíneo demorar esse tempo a renovar-se,limpando os excessos e abrindo espaço para novos padrões energéticos no organismo. No modelo das 5 transformações, temos o elemento água, árvore, fogo, solo e metal e a cada uma destas energias estão associadas diversas características. O arroz integral corresponde à energia metal, que sugere forças de condensação, organização, intuição, decisão, disciplina, etc.

É um alimento excelente para desenvolvimento intelectual e espiritual e, de um ponto de vista físico, beneficia particularmente os pulmões e o intestino grosso, sendo um dos melhores alimentos para tratar problemas intestinais.

Os orientais consideram também que o arroz aumenta a Energia Ki, ajuda a aliviar a depressão e acelera a eliminação de toxinas.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: